segunda-feira, 2 de maio de 2011

Parque Estadual Serra do Mar

Hoje, 02/05/2011, fizemos uma visita no Parque Estadual Serra do Mar, para tirar algumas dúvidas com o gestor do Parque, o Sr. Carlos, o qual nos recebu muito bem e nos esclareceu muitos assuntos, que em breve será realizada uma reunião, pela F.O.R.T.E.S. relacionados aos esclarecimentos de terras dentro do parque.

Enquanto a Rosa Cury prepara, em breve, essa reunião.... vamos conhecer um pouco sobre o parque:

"O Parque Estadual da Serra do Mar tem cerca de 315.000 hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Porém grande parte da sua vegetação é de mata secundária e sem fauna de grande porte devido a caça intensa e corte de palmito.

Com 315.000 hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, Cubatão é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Durante uma avaliação ecológica rápida, utilizada para caracterizar a biodiversidade do Parque, os especialistas percorreram 21 trilhas, em 40 dias de campo. Foram registradas 373 espécies de aves, mais da metade do total existente na Mata Atlântica; 111 espécies de mamíferos (quase a metade do total), com 22 ameaçadas de extinção, principalmente os primatas. Das 1265 espécies de plantas registradas, 3 são inéditas.

A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidas como Unidades de Conservação de uso indireto.

São duas as trilhas (do Jequitibá e do Poção) do Núcleo Caraguatatuba do Parque Nacional da Serra do Mar.

A Trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida. O visitante vai encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto. Depois de 15 minutos de caminhada, margeando o Ribeirão Santo Antonio, um mergulho nas águas claras de uma piscina natural é irresistível.

A Trilha do Poção leva o visitante ao interior da floresta, mata mais fechada onde é grande a diversidade de palmitos. Um dos símbolos mais ameaçados da Mata Atlântica, o palmito é fundamental no equilíbrio da floresta. Um pouco de sorte e o visitante vai ver algumas das inúmeras espécies de aves que se alimentam dos seus frutos, como tucanos e jacutingas. No final da trilha, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro aguarda o visitante. Com 3.500 metros, a trilha pode ser percorrida em três horas (ida e volta). "


 
 






 Conheça o Parque da Serra do Mar - Para mais informações: (12) 3882-5999
PE da Serra d Mar - Nucleo Caraguatatuba (180 km de SP)

Rua do Horto Florestral, 1200 - Rio do Ouro